Limão de Viseu

Viseu
Hoje, depois de almoço apetece-me ir tomar uma coca-cola, fui até viseu. Já à um tempito que não ía à cidade de Viriato em lazer...na Rua Formosa passei, parei e sentei-me numa esplanada ao nº 22...
- O que o senorr dejeja? (a senhora serviço esplanada, tem sotaque brasileiro, chama-se Laine)
- Uma coca-cola, fresquinha!
- Qué das grandis, ou pequenasse?
- Das pequenas, mas com gelo...
- Qué limão?
- Sim, pode ser..
passado um minuto ou dois
- São oitenta e cinco cêntimos, senorr!
- Aqui tem...
Nada de extraordinário, continuei no meu silêncio, só, a apreciar o movimento, com momentos de reflexão e pensamentos num passado não muito distante, dos tempos em que o fazia com mais frequência é certo, mas em que as responsabilidades semanais eram poucas ou quase nenhumas, podendo passar horas e horas com ou sem amigo numa esplanada qualquer a ver as sombras passar...
Tempo depois, uma hora e tal, levantei-me, peguei no telemóvel e na pouchete, mas reparei que a Laide tinha deixado tiket quando levantou os 85 cêntimos, não gosto de deixar lixo, peguei na venda a dinheiro e constato que afinal a coca cola custa 70 cêntimos os outros 15 da rodela de limão. O limão está caro!
Ri-me sozinho, pois claro, era preferível não entregar tiket...fica mal cobrar 15 cêntimos por uma rodela de limão, não acham?