Terras Altas

Depois de uma prospecção sem resultados imediatos, saí do espaço despedido-me do sr. A. P., deixando no ar que brevemente fazia outra visita. Atravessei a rua, entrei no carro mexi em papeis que estavam por perto e pôs-me a fazer contas...derepente alguém bate muito levemente na janela do pendura. Um senhor que aparentava 70 anos, chapéu de anos 40, camisa clara, calças claras, cinto escuro, ocúlos de ajudar a vista, relógio de ouro, pele clara, olhos azuis, bem falante...
- O sr. desculpe...- Sim!? abri a janela por completo- Esteve a falar com o A. P.?- Sim, estive...ele vai abrir aqui um estabelecimento...

- Pois é os de lá de baixo queimam aí o pessoal de uma maneira que não pode ser... O sr. tem um telemovel?- Tenho, posso ajudar?- Precisava de fazer um telefona, estava para ir falar com o A., mas ele é conhecido e sabe como é, começam a comentar...
Até aqui tudo bem, com um cheirinho a mistério, e diga-se também com algumas reticências..
- Tem o número para que quer ligar?- Tenho sim...mas depois pode apagar se faz favor..
Pois claro que tinha, isso é que foi uma pergunta. Tirou a carteira, e desembrolhou um pequeno papel. E soletrou os números em voz alta, ao mesmo tempo, eu marcava. Após o primeiro toque passei o telemovel ao senhor...
- Estou!? sou eu...não posso ir ter contigo, tive um problema no carro, era só para avisar para não ficares preocupada, depois falamos...
Não faço a minima quem estava do outro lado, nem o que disse.
- Sabe, tive um problema de amortecedores no carro, e hoje não pode ser. Queria lá estar, mas isto agora demora mais tempo, tenho 82 anos, já não são 15... e sorriu...- lolada...
Mas o problema é dos amortecedores ou da idade?

- Muito obrigado pela sua amabilidade e desculpe lá qualquer coisa, quanto é que eu lhe devo?
- Não deve nada senhor...
- Tenho telefone em casa, mas a minha mulher começava a fazer perguntas...
- lolada (pra 82 anos heinnn)
- Venha beber alguma coisa, uma cerveja, ou...
- Não, obrigado na mesma, mas não pode ser, tenho de estar noutro sitio às 17h (mentira)
- Ahm, pronto, muito obrigado na mesma... (deu um aperto de mão)..o sr. é de onde?
- Penacova, conhece?
- Conheço, perto da barragem da aguieira, conheço muito bem o senhor das bombas de gasolina, o que tem dois filhos, fui eu que lhe passei a licença de uso e porte de arma...
- Ahm..lolada
- Boa viagem e bom trabalho ( mais um aperto de mão)
- Obrigado!